Reforma do Criado-Mudo – Parte 1

Lembra que falei das mudanças do quarto, nesse post aqui?
Pois é, uma da mudança foram os móveis (ou as cores deles) e vim explicar um pouco sobre como modifiquei.

Existem diveeersos modos de mudar a cor de um móvel de madeira, desde utilizar o contact e ‘encapa-lo’, até pintar o móvel.
Nesse caso eu optei por pinta-lo já que queria dar um acabamento fosco nele, e adoro a testura da tinta na madeira.

Para esse processo utilizei:

– Lixa fina para madeira (fininha, pra remover o verniz sem machucar a madeira)
– Solvente
– Tinta com acabamento fosco para madeira
– Rolinho pequeno para pintura
– Pincel para pintura

Meu criado estava nesse estado: Com alguns ‘machucados’, envernizado, adesivos colados, etc

1° passo (e fundamental, sem preguiça!) : Lixar – muito bem – o móvel. Retire o vestígio de verniz de toda a superfície, porque o verniz vai danificar sua pintura.

2° passo: Limpe bem. Retire todo o pó do móvel, lixar libera pozinho bem fininho, e ele vai deixar a pintura horrível! Limpe !

3° passo: Corrija esses machucados. Dê um acabamento legal pro criado. Eu esqueci de comprar a massa própria pra madeira. Sacomé né? Na pressa… Mas peguei um pouco de passa corrida, essas pra parede mesmo, como eram pequenos detalhes, com uma espátula fui tampando os burados e ‘machucados’ da madeira.

* Importante! Deixe secar a massa antes de passar a tinta!
** Se achar necessário, se tiver vergão ou falha na massa, passe uma licha bem fininha nela pra deixa-la lisinha!

4° passo: Leia bem as informações da tinta. Dissolva se necessário e inicie a pintura! Pintar exige paciência e cuidado.
Acho que o rolinho dá uma aparência bem mais bonita na pintura, porém se for um móvel com muitos cantinhos o pincel é importante para dar aquele acabamento final. E tenha paciência de esperar secar. Eu apliquei de 2 a 3 demãos em cada parte para ficar bem preenchido.

Coloquei um vidro em cima, só para dar um toque e preservar a tinta! No final, depois de tudo pintadinho, ele ficou assim:

Ah é, só passei uma tinta em um tom cinza (uns pingos de corange para tinta preto, e fez-se o cinza!) nos puxadores, só para dar um ar diferente enquanto não os troco.

Estou com algumas idéias de personaliza-lo, os puxadores estão totalmente caídos,  e vou fazendo aos poucos. Quero alterar os puxadores e dar um ar mais personalizado nele, e aquele toque ousado!

Logo logo mostro mais detalhes sobre ele e o resultado final !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *