Pão de batata doce integral com linhaça !

Nada como um pãozinho macio, saboroso e ainda por cima saudável para começar o dia, né? Que tal aproveitar o fim de semana que vem ai, para testar essa receita?
Ele pode ser a ‘Fuga’ daqueles lanches tradicionais da semana, funciona muito bem congelado (e quando descongela, parece que foi tirado do forno naquele momento), e é tão fácil de fazer que dá até para colocar as crianças na cozinha.

Fiz os meus recheadinhos, mas sem recheio também fica ótimo! Então aproveitando essa onda fitness e a vontade de todos de mudar os hábitos e se cuidar mais, se liga nessa receita!

 

Ingredientes_pao

 

 

 

(1) Em um recipiente pequeno, junte o leite morno, o açúcar e o fermento e reserve.

(2) Em uma tigela, junte o purê, manteiga, sal e ovo.

(3) Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, adicione o líquido com fermento, e encorpore bem na massa. Se quiser, adicione também algum grão que goste. Eu adicionei linhaça na minha massa. Fica ao seu gosto.

 

(4) Adicione a farinha aos poucos, incorporando a massa. O ponto da massa é quando ela está descolando da mão. A minha ficou em média em 3 xícaras. Mas lembre-se, não deixe a massa muito seca, você vai usar farinha para abrir a massa depois.

(5) Deixe a massa descansando por 30 a 40 minutos, para que ela cresça. Dica: Deixe no forno, coberta, e com a luz acesa, ajuda no crescimento.

(6) Depois que a massa cresceu, hora de abri-la. Ela abre muito bem com o rolo, mas enfarinhe uma superfície, e se quiser, passe um pouco no rolo. A massa depois que fica parada se torna um pouco mais úmida, e pode grudar.

Eu optei por fazer pães pequenos individuais, mas um pão grande também fica bom !  Em pequenas porões, abri a massa, coloquei os recheios e fechei.

(7) Depois de modelados, deixe descansando por mais uns 10min antes de ir ao forno (aproveite para pré-aquecer o forno).

(8) Pincele gema de ovo (apenas um pouco) em cima da massa. O ovo faz com que a massa fique mais crocante por fora e douradinha.

(9) Leve ao forno, por aproximadamente 20min, até ficar douradinho.

 

Minha passa rendeu 18 pãezinhos recheados. Mas varia do tamanho que você fizer !

Fica ai mais uma opção com saúde e sem neura pra adicionar ao seu dia-a-dia! =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *