Word Tour – Experiência gastronômica no Uruguai

Toda viagem tem seus pontos marcantes, e a Gastronomia definitivamente é algo que sempre faz parte das viagens, afinal, como não lembrar de cheiros e sabores?

O Uruguai é conhecido por sua carne, e tem orgulho de dizer que produz as melhores (Assim como nossos ‘amigos’ Hermanos – Argentinos) . Mas confesso que não foi por estes pratos que me apaixonei. Fui pega pela incrível variedade de massas, doces, vinhos e cervejas produzidas por lá, e é onde tenho a maior lembrança da viagem.

El Chivito

O chivito é o prato mais tradicional que se pode encontrar no Uruguai. Ele é servido na versão “Ao Prato” e “Ao Pão”, e tem diversas variáveis de guarnição.
A base do chivito é um belo filé de carne, Ovo e fritas.
Os acompanhamentos (normalmente salada com alface e tomate, maionese, presunto, etc) ficam a critério de cada variação. É um prato super comum lá, em praticamente todos os restaurantes você encontra alguma variação do chivito, dos mais simples aos mais sofisticados!
Como não poderia deixar de ser, provamos os dois. E o que mais gostamos foi o Chivito no pão, ele tem uma harmonização mais legal, e não fica só um “bife cheio de acompanhamentos” rs, e claro que provamos uma versão um pouco mais ‘sofisticada’.

Empanadas

Ah as empanadas. Para quem não conhece, empanadas se assemelham à uma massa de calzone/pizza, em formato de meia lua, cheias (c-h-e-i-a-s-!) de recheio.

No Uruguai encontramos doces e salgadas, com uma variedade enorme de sabores. Do que vimos, as mais tradicionais são as de: Carne (normalmente com ovo), Queijo (com suas variações, queijo com bacon, queijo com ervas, queijo com queijo….), frango … e das doces, claro, Doce De Leite (que merece um palavrão só de pensar no sabor dessas massas!)
Elas podem ser fritas ou assadas. E ah, as doces ainda podem ter açúcar de confeiteiro salpicado por cima! O que importa é ter muito recheio e ser muito boas!
Encontramos as que, na nossa opinião foram as melhores, em Montevidéo, em uma lanchonete muito simples, que não te chamaria a atenção. Mas não se deixe enganar, são as melhores do Uruguai (e ainda conta com uns combos de 6 empanadas + 1 cerveja ou 1 refrigerante por preço justo!).
Por sinal, uma “Patricia”, cerveja tradicional Uruguaia, cai muito bem acompanhando empanadas salgadas!

Sabores que recomendo:

  • Queijo com panceta (bacon!)
  • Carne com azeitonas
  • Doce de leite!

Carnes

Claro que as carnes não poderiam deixar de estar presentes. A combinação de carnes mais comum do Uruguai, é claro que é a Parrilla (Uma chapa com uma combinação de diferentes cortes de carne, frango e linguiças – inclusive a de chorizzo), mas tem também diversos cortes que se pode encontrar pelos restaurantes.
O padrão de acompanhamento dos cortes são batatas, sempre batatas. Sai dessa de ‘arroz/feijão’ , que eles não possuem este hábito.

Particularmente falando, não sei se não soubemos escolher, mas achei a parrilla que comemos bem pesada – gordurosa, variedade de cortes estranha -, mas valeu a experiência. Além da parrilla, provamos também uma picanha de cordeiro (ouça: é MUITO BOM!) que fomos à uma vinícola – por sinal, recomendo passeio á vinícolas e se possível, comer por lá, com degustação.. é um prazer único!
E para acompanhar, não perca a chance de tomar um tradicional, encorpado e marcante Tannat Uruguaio! O vinho é feito da uva mais tradicional do Uruguai, tende a ser forte e encorpado e combinado com as carnes vermelhas, tudo se torna mais saboroso!

Pizza/Massas

Bom, eis minha paixão da vida: pizza!
Se eu pudesse trazer um restaurante do Uruguai para o Brasil, de fato que seria a pizzaria super de bairro que descobrimos no Uruguai. Ficava à umas 3 quadras do hotel, escondida.. super tradicional e frequentada pelos nativos (tanto que não aceita nem cartão, é tudo no dinheiro!)
Primeiro que os conceitos de pizzaria aqui do Brasil, esquece.
A Pizza é bem diferente. Primeiro que provamos 2 sabores inicialmente: frango (em cubos, não é desfiado, com champignon e algum creminho branco bom demais!) e bolognesa  (que a carne tá mais pra um salame, completamente saboroso e diferente de tudo o que já comemos!)
Experimentamos também uma pizza de vegetais. Era vegetariana, recheada de pimentões saborosos… INCRÍVEL!
E para acompanhar, peça uma garrafa de vinho, que vale MUITO  a pena! Primeiro que a garrafa é de preço justo.. e fala se tem algo melhor que pizza e vinho?

Além da pizza, outra massa que provamos foi um Calzone dos Deuses (que curiosamente chama “Pizza Broz” kkk) ! Ele é super gigante e super recheado e saboroso e enfim, dos deuzes.. Alimenta um batalhão. As noites frias do Uruguai, casam muito com esse local!
Vale a pena experimentar também a “Sangria” que é super diferente, tem até banana!

Massa que é massa, tem muito macarrão, ravióli, nhoque e afins por lá. Provamos uma tarde, um ravioli de espinafre com molho de queijos… o molho era super espeço, você literalmente enrolava o molho no ravióli, e tinha um sabor completamente diferente do que já comi por aqui!
Para acompanhar: um Medio Y Medio , que é uma bebida super tradicional uruguaia, que é feita de vinho branco e espumante!

Em resumo: a diversidade de gastronomia do Uruguay é enorme! Isso porque nem falei do Gelato, dos Alfajores e doces de leite, ou de um pudim com doce de leite… ou quem sabe de uma sobremesa que é uma mistura de alfajor com sorvete…..

Vá de cabeça aberta, e experimente tudo o  que for possível.. Sempre vale a pena!

Lista de Restaurantes do post:

Bar Facal – Chivito – Montevideu, UY
Empanada La Cibeles  – Empanadas – Montevideu, UY
Bouza – Carnes (e vinhos!) – Montevideo, UY
Locos de Assar – Parrilla – Montevideu,UY
La Biennale – Pizza e Calzone – Montevideu, UY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *